7 dicas super úteis para você também ficar linda(o) em retratos
A gente sabe que tem gente que sempre sai bem nas fotos. Em qualquer foto - nas selfies, nas fotos daquela festa ou numa cerimônia de formatura. Ok. Você pode até achar que beleza conta muito! Mas eu tenho um segredo... O que deve deixar essa pessoa muito bem nas fotos são alguma dessas dicas que vou dividir com vocês e que podem ajudar muito na hora de fazer uma selfie ou de ser fotografada(o):
1. Queixo
Foto com muito queixo ou papada tendem a não serem as preferidas dos meus clientes, e realmente não valoriza o que queremos mostrar ao fazer um retrato de rosto. Ao fazer uma foto tenha em mente o seu queixo. Você pode colocá-lo ele levemente na direção da câmera, ou pelo menos evite incliná-lo demais em relação a lente. É bom lembrar que sempre que sorrimos colocamos o queixo pra trás e encolhemos o ombro. E apesar disso ser uma reação quase natural, ter em mente que isso às vezes não contribui na foto de rosto pode ajudar a não fazer tanto.
Notem que, apesar de ele estar sorrindo naturalmente, não inclina muito o pescoço para trás nem encolhe os ombros. Lindo!
2. Mãos e braços
Coisa mais estranha aquela foto que a gente tá lindo e tem as mãos lá, sem função - a esmo. Fica até parecendo que elas não deveriam estar na foto. Que absurdo! Mas realmente, saber onde posicionar as mãos pode deixar sua foto estranha. Para evitar isso você tem várias opções, e pode escolher aquela que tem mais a ver com o que você quer passar na foto: Pode colocar a mão na cintura, no bolso, segurar alguma coisa, apoiar em algum lugar, entrelaçar os braços, apoiar no rosto (como que emoldurando-o).
Outra opção é abrir os braços assim. Gestual também comunica e nesse caso ficou lindo com a Casa de Cultura Mário Quintana no fundo.
3. Curvas
Tem vezes que a gente olha uma foto nossa e não gosta mas não sabe dizer o porquê. Você tá bonito na foto, postura boa, queixo sem papada, sorriso bonito, mãos bem posicionadas mas simplesmente ficou meio meh. Sabe? Bom, provavelmente o que falta na foto é volume. O volume é o grande responsável por a gente achar a foto interessante de ficar olhando. Afinal a foto é vista numa tela ou num papel. É em 2d. E quando a gente coloca volume ela fica mais interessante, mais "dinâmica". Pois bem, pra facilitar vou dizer duas coisinhas que podemos evitar para não correr o risco de ficar sem graça na foto: evite deixar os braços soltos, sem fazer nada (dica anterior) e evite ficar reto (apontar um dos ombros em direção a lente ajuda muito). Simples né? Aliando "o que evitar" dessa dica com a próxima dica vai ajudar demais para dar volume às fotos.

Percebam que essa foto é um retrato corporativo. Não tem fundo, não tem muita cor ou poses. Mas uma simples inclinação do ombro da modelo em direção a lente da câmera já deixou a foto muito mais "tridimensional", mais interessante.
4. Ângulo
Sim, saber o ângulo que você mais se gosta é muito importante e deveria ser a dica número 0! Mas essa dica aqui é sobre o ângulo que a foto vai ser tirada. Para não errar: Fotos de rosto ficam melhores tirando foto de cima para baixo (plongée) e na mesma altura dos olhos (normal) enquanto que fotos de corpo inteiro ficam melhores feitas de baixo para cima (contra-plongée). Agora se quiser testar coisas diferentes eu incentivo muito pois podem sair coisas bem criativas e diferentes disso.
Muitas pessoas têm medo de tirar fotos com ângulo de baixo para cima. Mas quando não vamos fotografar o rosto geralmente essa é a opção mais fácil. Cuidando o queixo a foto vai ficar muito bonita e imponente, como essa.
5. Look
Não você não precisa comprar roupa nova pra tirar fotos bonitas de si mesma(o). Apenas entenda onde você vai tirar essas fotos (qual o plano de fundo) para poder escolher cores e texturas que facilitem a compreensão da foto (o assunto principal é você). Roupas sem estampas podem ajudar muito por não chamarem tanta atenção pra si. E se você escolher cores que complementam o fundo ou que complementam com os detalhes (acessórios e detalhes do ambiente) vai ficar lindo!
Ensaio urbano. Encontramos um grafitti com a cores do look da modelo. Preciso explicar? Eu amo demais essa foto!
6. Iluminação
Sim a essa altura todo mundo já sabe que o "ring light" das blogueirinhas deixa todo mundo lindo e custa R$800,00. Ok e agora? Agora vamos entender como fazer pra ter uma luz tão bonita quanto (ou mais) e consideravelmente mais barata. O que o ring light faz é simplesmente ser uma fonte de luz grande o suficiente em relação ao seu rosto. Então pra termos uma luz bonita e sem sombras duras precisamos apenas de uma fonte de luz maior. E se você tem uma janela em casa você consegue essa fonte de luz durante o dia. Então tenha em mente de se colocar de frente para luz (fica mais fácil de acertar) e pra que as sombras fiquem suaves procure uma janela. Juro que vai ajudar muito!
Esse foi meu primeiro ensaio. E a única coisa que eu sabia era que eu precisava usar a luz da janela (fonte de luz grande) para gerar sombras suaves. E olha que lindo que ficou. Super simples de fazer e fica ótimo.
7. Peça ajuda
Sim, fazer selfie é uma arte. Admiro demais as pessoas que fazem bem. Mas pra te ajudar a prestar atenção em todos esses detalhes você pode pedir ajuda. A pessoa pode te dizer como está seu queixo, o posicionamento das mãos, te ajudar a escolher um look e você pode dizer pra ele ou pra ela como deseja a foto. Chame um amigo ou amiga que possa construir junto contigo esse retrato que aí vai ficar bem mais fácil de fazer as fotos que você sempre quis.
Quando a gente está conversando sobre o ensaio, sobre o que queremos passar, vamos conhecendo a pessoa e vendo as expressões dela. E nessa foto apenas pedi para o Lucas tocar e cantar. Porque já tinha visto os shows dele, ele só precisava expressar o que ele já sabia na frente da câmera.
Eu acredito que as fotos são expressão e momento. E essas dicas de retratos apenas ajudam a gente a sair "bem" na foto. Mas como alguns de vocês puderam perceber ao longo do texto, a nossa expressão ou o que a gente quer passar - que história queremos contar - é primordial pra fazer um retrato que tenha a ver com a gente. Por isso a importância de construir todos os detalhes - da pose ao look, da expressão ao cenário - em conjunto com a pessoa que vai tirar sua foto (podendo ser você mesmo ou seu fotógrafo/amigo(a)).
Se você também acredita nisso, quero te convidar a construir juntos um ensaio teu. Neste mês de outubro, vou dar um presente para quem fizer um ensaio fotográfico comigo - sem compromisso. A gente faz o ensaio e você só compra as fotos que quiser. Legal, né? Para isso, é só preencher este formulário aqui
Agradeço muito a você que leu todo esse conteúdo até aqui. Se você gostou e quiser saber mais, lembra de me seguir no @enriquejsalgado. E se tiver alguma dúvida, clica aqui para falar comigo pelo whatsapp. Abraço!